segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Implantação da Repúlica

5 de Outubro de 1910, dia da Implantação da República.


Passados 100 anos, os alunos da Escola Básica de Vinhais, viam entrar nas suas salas, o último Rei de Portugal e a República.

Numa dramatização que teve por base um texto cedido gentilmente pela Professora Liseta, Jorge Ventura e a Educadora Helena, levaram às turmas, a história da Implantação da República. Os conhecimentos adquiridos pelo aluno do 4ºA que, frequentemente visita a nossa Biblioteca e que desde muito novo (já na Educação Pré-Escolar), tem demonstrado uma apetência natural para a leitura, foram muito úteis na abordagem do tema. O Jorge explicou de uma forma natural e com conhecimento do tema, o que aconteceu em Portugal há 100 anos atrás. As restantes crianças ouviram atentamente e, em algumas turmas interagiram, levantando questões, dando, também elas, algumas explicações sobre o assunto, demonstrando os seus próprios conhecimentos sobre o tema em questão.

A próxima actividade a realizar sobre este tema, será a visita à exposição “Letras e cores, Ideias e Autores da República”, patente no Arquivo da Câmara Municipal de Vinhais, no âmbito das comemorações do Centenário da Implantação da República.



Sem comentários:

Enviar um comentário