quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Dia Mundial da Alimentação - 16 de outubro

A Biblioteca comemora este dia divulgando um pintor que utilizava alimentos para criar a sua obra.




Guiseppe Arcimboldo

 Nasceu em Milão, no ano de 1527. Iniciou a sua vida artística aos 22 anos, projetando os vitrais da catedral de Milão, juntamente com o seu pai. É considerado um dos mais célebres representantes do maneirismo (estilo que se caracterizava pela deliberada sofisticação intelectualista, pela valorização da originalidade e das interpretações individuais).

Arcimboldo viveu muito tempo em Praga, na corte do imperador Rodolfo II, onde estudou e criou algumas das suas obras mais conhecidas.

Em 1563, produziu a série “As Quatro Estações”. O toque de mestre do pintor foi utilizar, em cada tela, elementos que correspondessem ao tema retratado; assim, “A Primavera” é composta basicamente por flores, “O Verão”, por frutas próprias dessa estação, “O Outono”, por folhas e frutas dessa época do ano e “O Inverno”, por uma "árvore sem folhas". O mesmo acontece com o resto da sua obra.

As suas pinturas mostram composições de frutas, legumes, animais e objetos exóticos que, olhados com atenção, nos permitem vislumbrar figuras humanas.

Arcimboldo morreu em Milão, no ano de 1593, e o seu trabalho caiu no esquecimento por aproximadamente 300 anos, até ser redescoberto pelo Movimento Surrealista, entre os séculos XIX e XX.

 
  
 

Sem comentários:

Enviar um comentário