quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Livro do mês

O Cavaleiro da Dinamarca - Sophia de Mello Breyner Andresen


Das Terras onde os Invernos são longos e frios, saiu um dia um Cavaleiro em peregrinação, mas sempre com a ideia de voltar a tempo de sentir a paz que o tempo de Natal lhe transmitia no seio familiar.
Saiu e voltou a tempo. Pelo caminho descobriu muito do que o mundo tinha para mostrar.
Luís Ferreira

"Lá fora havia gelo, vento, neve. Mas em casa do Cavaleiro havia calor e luz, riso e alegria.
E na noite de Natal, em frente da enorme lareira, armava-se uma mesa muito comprida onde se sentavam o Cavaleiro, a sua mulher, os seus filhos, os seus parentes e os seus criados.
Os moços da cozinha traziam as grandes peças de carne assada e todos comiam, riam e bebiam vinho quente e cerveja com mel.
Terminada a ceia começava a narração das histórias. Um contava histórias de lobos e ursos, outro contava histórias de gnomos e anões. Uma mulher contava a lenda de Tristão e Isolda e um velho de barbas brancas contava a lenda de Alf, rei da Dinamarca, e de Sigurd. Mas as mais belas histórias eram as histórias do Natal, as histórias dos Reis Magos, dos pastores e dos Anjos. A noite de Natal era igual todos os anos. Sempre a mesma festa, sempre a mesma ceia, sempre as grandes coroas de azevinho penduradas nas portas, sempre as mesmas histórias. Mas as coisas tantas vezes repetidas, e as histórias tantas vezes ouvidas pareciam cada ano mais belas e mais misteriosas. Até que certo Natal aconteceu naquela casa uma coisa que ninguém esperava..."



Sem comentários:

Enviar um comentário