Atividades - 2014/15


Formação de utilizadores (setembro)


No início do ano letivo, a biblioteca apresentou um PowerPoint, de modo a esclarecer os alunos e professores do agrupamento, sobre o funcionamento da biblioteca escolar, organização e acesso ao catálogo.

Ver Aqui

 

Dia Mundial da Música (1de outubro 2014)

A biblioteca organizou diferentes atividades para os alunos do 1º ciclo e os alunos da Escola Sede.
Os alunos do 5º e 6ºanos assistiram a um documentário sobre a história da música e realizaram um Quiz para testar os seus conhecimentos. Esta atividade teve a colaboração da docente de Educação Musical, Conceição Rodrigues.
No 1º Ciclo, os alunos assistiram a um espetáculo -  Pedro e o Lobo de Sergei Prokofiev e realizaram um Quiz sobre os instrumentos musicais envolvidos na história.

Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro)

De modo a celebrar este dia, a biblioteca promoveu realizou atividades diferenciadas nas suas bibliotecas. Foi construída uma roda alimentar gigante, no bloco de aulas. Esta iniciativa teve a colaboração dos alunos do 6º ano e dos docentes Francisco Padrão e Iria Gonçalves. No chão do polivalente, junto à cantina, foram colocados dez cartazes sobre uma alimentação saudável.
Nas turmas de 1º e 2º anos foi lida a história O Tomás já não cabe nos calções. Nos 3º e 4º anos foi lida a história O patinho que não comia legumes. Os alunos de 4º ano participaram na atividade Salada de revistas de Culinária, tendo como trabalho final a realização de uma receita. Todas as turmas participaram no Jogo da Alimentação.

Dia Internacional das Bibliotecas Escolares (27 de outubro)

No âmbito do Dia Internacional das Bibliotecas Escolares foi realizada uma atividade com as turmas de 3º e 4º anos em colaboração com o docente de informática Heitor Afonso. Após audição da história de Manjusha Pawagi - A menina que detestava livros, foi realizado um quiz, interativo da história. Finalmente os alunos fizeram uma pesquisa sobre a autora e ilustradora desta história.



Halloween (31 de outubro)

Dia de Bruxas na Biblioteca com a história Desculpe...por acaso é uma bruxa?, em colaboração com o grupo de inglês e da docente da Educação Especial, Isabel Borges. Deixamos aqui algumas fotografias.



Hora do Conto (novembro)

No mês de novembro descobrimos, na biblioteca, a história de Celestino, o rato da biblioteca, uma história de José Vaz. A história passa-se no Porto e desta vez levámos os nossos leitores até essa cidade através de um roteiro no Tour Builder. Deixamos aqui essa viagem.


Celestino, o rato da biblioteca


Atividades de Natal (dezembro)

Neste Natal, a biblioteca organizou um teatro de sombras do conto de Sophia de Mello Breyner Andresen - A Noite de Natal,  cujos atores e leitores foram alunos do 4º Ano, das turmas  A e B.



Atividades SOBE

Durante o mês de janeiro, a biblioteca organizou atividades relacionadas com a saúde oral, em todas as escolas do ensino pré-escolar e 1º ciclo do conselho. Das atividades constava a leitura da obra de José Fanha - Dentinho, Dentola, Dentão. Este livro conta a história de três amigos, músicos de profissão, que têm muito cuidado com os seus dentinhos, mas, certo dia, esquecem-se de os lavar e as coisas... complicam-se.
Para além disso, passámos um filme de animação “TOM em missão: saúde bucal”.











Atividades de Escrita Criativa

A biblioteca organizou duas sessões de escrita criativa, com a turma do 2ºA, utilizando o Storybird, uma ferramenta digital, que permite criar histórias através de uma seleção de imagens. Os alunos divertiram-se pelo mundo da escrita e abriram as portas à imaginação. O resultado, apresentamos de seguida.

 

 

Semana da Leitura

De 16 a 20 de março, decorreu a Semana da Leitura. Este ano, no 1º ciclo os alunos da Universidade Sénior estiveram na escola para fazer a leitura de pequenas histórias. Recordamos aqui alguns momentos de leitura. Semana da Leitura com alunos da Universidade Sénior.


Também  a assinalar esta semana de leitura, a biblioteca promoveu uma sessão de leitura com as turmas do 1º ciclo com a obra de Tim Bowley - Amélia quer um cão.



Dia 20 de março realizou-se um recital de poesia, intitulado, Poemas do Mundo. Alunos, professores, pais e alunos da Universidade Sénior participaram nas leituras/dramatizações de poemas em português, francês, inglês, espanhol, alemão, holandês e chinês.  O recital iniciou-se com a leitura de um excerto da crónica de Lisandro Castro que deixamos aqui.


"Manifesto pela poesia

Em muitas livrarias, a poesia ainda é relegada para um segundo plano, habitando pequenas moradas em estantes sombrias. A poesia não merece viver à meia-luz
A poesia merece respirar, seguir viagem, iluminar e ser iluminada. Precisa de espaço e de tempo para que, abandonando a penumbra, também sirva de antídoto contra a violência e a crueldade, a injustiça, a discriminação e a mentira, faces que parecem governar este planeta. Porque a Poesia não se resume a questões estéticas e estilísticas, ao número de estrofes ou de versos, a capas e contracapas — é também causa, agente, fonte, origem, movimento, transformação, procura, energia, caminho.”





Dia da Mãe

Desta vez, a biblioteca solicitou às mães dos alunos que escrevessem uma mensagem sobre SER MÃE É... o que nos permitiu construir um painel com as mensagens saídas diretamente do coração. Mas a Biblioteca não se ficou por aí e fez a leitura de algumas histórias ligadas ao tema.

Uma delas, Quando a mãe Grita de Jutta Bauer, conta a história de um pinguim que vai ficar à deriva depois de ouvir os gritos da mãe. A história deu pano para mangas e os meninos acabaram por partilhar o que sentiam quando a Mãe Grita:
- "Sinto-me triste";
- "Vou para o quarto a chorar";
- "Sinto-me mal e depois peço desculpa";
- "Fico arrependida";
- "Fico amuado e zangado";
- "Fico assustado e magoado"; 
- "Fico mal humorado",
mas todos concordaram que é preciso pensar nos erros que por vezes cometem.

O segundo livro, Coisas de Mãe de Sílvia Alves, relata a história de uma menina a quem a mãe conta histórias à noite:  "Uma mãe adormece a filha com uma canção e histórias vindas dos montes do Norte com cheiro a pão de forno e cores de lantejoulas de ciganas… Era uma vez… Uma formiga chamada Matilde farta de seguir o carreiro e com um sonho: deitar-se de barriga para o Sol e não pensar no Inverno, nem sequer no dia de amanhã!". Desta vez, foram os meninos que leram a história e descobrira, escondidos neste livro maravilhoso, alguns dos mistérios da vida.



Leitura no Pré-escolar



 
 
No dia 22 de maio, realizou-se uma atividade de leitura com os alunos do pré-escolar do Agrupamento.  O tema era a família e a equipa da biblioteca decidiu apresentar um teatro de fantoches para contar a história do crocodilo e da girafa que se apaixonaram e formaram uma família diferente.

    Autor: Daniela Kulot
    Tradução: Maria Hermínia Brandão
    Edição: Kalandraka
 
   
 

 
 
 

Encontro com a escritora Margarida Fonseca Santos

No dia 4 de junho, na biblioteca da escola sede do Agrupamento, decorreu um encontro, através do Skype, com a escritora Margarida Fonseca Santos  e os alunos das turmas de 6º ano. Os alunos fizeram a leitura de algumas obras da autora, nomeadamente, O Domínio Do Dominó E Outras Histórias; Uma questão de azul escuro; Coleção sete irmãos.
Esta atividade foi organizada pela docente Iria Gonçalves.


 
 
 
 

Livros que fascinam

O Grande Livro dos Seres Fantásticos

Autor: Vários
Edição: Didática Editora

Este livro conta a história de 44 seres, todos eles criados pela imaginação do homem. Alguns  malignos  outros benignos, animais e humanos ou humanoides, enormes ou minúsculos, femininos e masculinos. Estas histórias têm encantado os nossos alunos do 1º ciclo, sendo que o livro nunca está na biblioteca, pois está sempre requisitado. Mas nas raras vezes que esteve na BE, um pequeno grupo de alunos do 1º ano ficou tão intrigado e curioso em descobrir as histórias que decidiu por iniciativa própria fazer um livro. O intervalo da hora de almoço foi dedicado à realização das ilustrações dos seres que tinham visto no livro, mas não satisfeitos quiseram descobrir as características e lendas que estavam associadas a cada ser. Ajudados pela docente Fátima Benites, foi realizado um livro que os alunos partilharam com a BE.
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário