Atividades - 2015/16

Publicamos nesta página algumas das atividades que realizámos ao longo do ano letivo.


Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro)
 
Este dia foi marcado por atividades distintas.
            No 1º Ciclo, foi construída uma Roda Alimentar Gigante, com recortes feitos pelos alunos. Para além disso, foi lida a história "A menina que não gostava de Fruta".
 
           Na Escola Sede, os alunos do Pief 2, orientados pelos docentes Joaquim Salgueiro e Adelaide Barata, assinalaram este dia com uma exposição de cartazes sobre os mitos da alimentação e ainda conselhos para uma alimentação saudável.
 
 


Participação em Concursos de Âmbito Nacional
 
Participação nos concursos:

Pequeno Grande C -  Promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian as turmas do 2ºA e 3ºA participaram desta iniciativa que visa promover a escrita e a leitura, passando pela construção do livros enquanto objeto de leitura. Deixamos aqui os trabalhos que realizaram.
2ºA
2ºA
3ºA
3ºA
 









  
   Livros Falados - Concurso promovido pelo Plano Nacional de Leitura/PNL, a VISÃO Júnior, a Direção Geral da Saúde/DGS, o Oceanário de Lisboa e a Rede de Bibliotecas Escolares/RBE, que visa estimular o prazer da leitura em voz alta, como forma de expressão e como forma de partilha com os outros.
          Apresentamos aqui os trabalhos dos alunos do 4º A - um cartaz de promoção do livro de David Machado - O Tubarão na Banheira - e a leitura do resumo que fizeram da história.


 Elos de Leitura em Cartaz - Este Concurso, iniciativa do Plano Nacional de Leitura, enquadra-se na 10ª Edição da Semana da Leitura e centra-se no tema «ELOS de Leitura».
 
A nossa escola participou com três trabalhos.  O cartaz apresentado pelo 4ºB obteve o primeiro prémio a nível Nacional.



4º B - Vencedor do 1º prémio a nível Nacional (1ºciclo)


2º Ciclo - Inês Murça, 6ºA

 


3º Ciclo - Luís Guilherme Afonso, 7ºB

  
LEITURA NOS PÓLOS

Nos dias 18 e 19 de novembro, a equipa da BE da EB1 foi às diferentes escolas do pré-escolar e do 1º ciclo fazer uma sessão de leitura diferente. Histórias multissensoriais que fizeram as delícias dos mais pequenos, mas também dos adultos.


"A Ovelhinha que veio para Jantar" 

"O Coelhinho Branco"






 


3 de dezembro - Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
 
A equipa da BE, juntamente com as colegas da Educação Especial, organizou um dia diferente. Primeiro, todas as turmas assistiram à história "O Dragão das Mil Flores", um dragão que cuspia flores em vez de fogo e que, por isso, vivia muito triste. Mas ao longo da história vamos percebendo que afinal cuspir flores talvez não seja assim tão mau...

                 A segunda atividade consistiu na colagem, numa árvore desenhada em papel de cenário, de folhas de papel colorido, onde estavam escritas mensagens de alunos, professores e auxiliares  sobre "Ser Diferente".





"Anjos" de Carla Antunes
 

As voluntárias de leitura da BE, Vitória Vale, Beatriz Amaro e Matilde Rodrigues, fizeram  a apresentação da história de Carla Antunes -  Anjos, numa versão multissensorial, no espaço da biblioteca escolar para os alunos do 2º ciclo. 
 A história é muito simples. O que fazem os Anjos no céu? Por exemplo, quando está vento é porque está um Anjo a soprar a vela do seu bolo de aniversário. Esta, e mais curiosidades, foi o que os nossos alunos descobriram com esta história colorida, divertida e ternurenta.























Encontro com Margarida Fonseca Santos

Conversa no Skype
Mais uma vez, a BE recebeu a escritora Margarida Fonseca Santos, mas desta vez foram os alunos da do 4º ano da EB1 que tiveram o prazer de conversar com a escritora via Skype, e Os alunos colocaram algumas questões à escritora sobre as suas obras e o seu trabalho. Tratou-se de um momento de partilha muito interessante e enriquecedor para os alunos.
 Deste encontro, surgiu a participação num dos desafios que, semanalmente, a escritora lança no Blog "Histórias em 77 palavras". Os nossos meninos decidiram experimentar e as suas histórias foram publicadas no Blog. Uma delas foi depois lida na Rádio Miúdos. Os alunos adoraram cada momento e verem os seus textos publicados e lidos fascinou-os.


 Ouvir Aqui - Chuva Minha

Ler Aqui - São Valentim




Jogo do Bullying

Nos dias 25, 26 e 29 de fevereiro, decorreram, no 1º ciclo - Pólos  e EB1- 2º ciclo na Escola Sede do Agrupamento, sessões de sensibilização e prevenção do "Bullying" em idade escolar. Esta iniciativa, da responsabilidade da CPCJ de Vinhais e da Saúde Escolar, teve ainda a colaboração da Biblioteca Escolar.
 As sessões foram dinamizadas por Cátia Vaz a autora do jogo didático "A Brincar e a Rir o Bullying Vamos Prevenir".

 
 
 
 
"Em Busca do Poema Metade"

       A biblioteca dinamizou esta atividade não apenas para divulgar poemas de amor de autores de expressão portuguesa, mas fomentar a interação entre os alunos da escola.     
As raparigas tiveram  acesso a folhas vermelhas com a primeira parte dos poemas e os rapazes à  segunda parte,  em folhas azuis.
Cada participante teria de procurar o seu “poema-metade” para o completar. Descoberta a metade do poema, cada par entregava uma ficha de inscrição juntamente com as duas metades. Os alunos do 6ºA, Jéssica Santos e David Gonçalves, foram sorteados, de entre os participantes, e foram premiados com um lanche romântico.  


 
 
Semana das Artes e da Leitura


         De 14 a 18 de março, assinalou-se, mais uma vez, a Semana da Leitura, uma iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares que vai na sua 10ª edição, este ano subordinada ao tema "Elos de Leitura".
Deste modo, e partindo de um tema tão abrangente, o Departamento de Expressões juntou-se à Biblioteca e em conjunto organizaram uma Semana das Artes e da Leitura.
Durante toda a semana a biblioteca acolheu uma exposição de livros adaptados para cinema e promoveu sessões de cinema, cujos filmes abordavam temas ligados à pintura, à música, à leitura ou ainda à animação. Houve ainda, no átrio do bloco de aulas, uma exposição de trabalhos das disciplinas de Educação Visual, Educação Tecnológica e Expressão Plástica.
 
Nos dias 17 e 18 os alunos do 2º ciclo e o 9ºA participaram de um jogo, intitulado “Elos de Leitura”, organizado pela BE e pelas docentes Anabela Cavaleiro e Deolinda Freitas, utilizando o Kahoot. Esta ferramenta permite, por exemplo, testar conhecimentos de uma forma divertida, já que funciona como um jogo, através de dispositivos móveis. Os alunos adoraram a experiência e muitos voltaram à biblioteca para jogar novamente.
 
No dia 17 a biblioteca recebeu Fábio Serqueira, autor do livro "ReConquistas", a convite da Associação de Estudantes. Foram realizadas duas sessões, com as turmas de 10º e 11º anos, durante as quais o autor falou do seu livro, do processo de criação ou ainda dos seus gostos literários, mas ainda do seu percurso de vida, nem sempre fácil. Fábio Serqueira deixou aos nossos alunos uma mensagem de esperança e ficou ainda um novo convite para regressar à nossa escola, mas desta vez através da música.
 



Encontro com Manuela Ribeiro Mota

      Esta iniciativa, que decorreu nos dias 23 e 24 de maio, para todos os alunos do pré-escolar, 1º ciclo e 2º ciclo, foi organizada e promovida pela CPCJ de Vinhais em colaboração com a Biblioteca Escolar. A escritora, Manuela Ribeira Mota, Licenciada em Medicina, fez a apresentação das suas histórias, as quais pretendem prevenir/promover vários temas, tais como Saúde Oral, Segurança Rodoviária, Alimentação, Bullying, Autoestima das Crianças entre outros... 
                                            Com uma energia cativante, Manuela Ribeiro Mota, conduziu alunos e professores pelas suas histórias de uma forma divertida e mágica.


Momento em que as crianças receberam um livro oferecido pela CPCJ.

A biblioteca também foi contemplada com alguns títulos para o seu espólio, uns oferecidos pela CPCJ e outros pela Autora.















Sem comentários:

Enviar um comentário