Atividades - 2013/14

Às voltas com a língua
 
 Aliás Voltas Sempre - Ali às voltas sempre de Ana Goês, é um fantástico livro onde a autora brinca com a língua portuguesa, ao longo de 1000 pares de "frases homófonas", fazendo com ela jogos de fonética e sintaxe, num prodigioso equilíbrio de criatividade, rigor, sabedoria e ingenuidade.
Pusemos os nossos alunos à prova e o resultado foi fantástico. Todos se divertiram às voltas com as palavras.  




Dia Mundial da poesia na EB1

Para comemorar o dia Mundial da Poesia foram lidos poemas nas salas de aula da Escola básica, durante a manhã e à tarde foram lidos poemas em inglês e entregues as tee-shirts estampadas aos vencedores do concurso de poesia e um diploma  a todos aqueles que participaram.
 

 


Semana da Leitura/Teatro de Sombras

Durante a semana da leitura os alunos puderam ver e ouvir a história "o burrinho malandro do zé", em teatro de sombras. Esta atividade foi também realizada nas diferentes escolas do agrupamento (1º ciclo e pré-escolar).




Semana dos Afetos

           No sentido de celebrar o "dia dos namorados", a biblioteca promoveu várias atividades. Como se diz "Amo-te" em várias línguas ou ainda o painel com mensagens de amizade. Ficou ainda uma mostra de poemas de amor ilustrados com beijos e uma seleção de livros na BE da escola sede.


 


 
FEIRA DO LIVRO NO AGRUPAMENTO

Neste primeiro período, realizaram-se duas feiras do livro no agrupamento. A primeira decorreu de 25 a 29 de novembro na Escola Sede do Agrupamento e a segunda, na Escola Básica de 9 a 12 de dezembro. Todas as turmas foram convidadas a visitar a biblioteca e a assistir à curta-metragem, Os Fantásticos Livros Voadores do Sr. Morris Lessmore, vencedora de um óscar em 2012.
        Deixamos aqui a ligação ao filme que é um verdadeiro hino à leitura e ao livro.
 
 
 



Feira do Livro EB1




HALLOWEEN 
 
No dia 31 de outubro a BE realizou uma atividade de leitura na biblioteca do 1º Ciclo. Para além da história, a biblioteca foi decorada tendo em conta a temática do dia  e  uma Bruxa invadiu as instalações, criando a confusão junto de todos.
Deixamos aqui as fotografias do evento que tanto agradou à criançada.
 





DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO 

No dia 16 de outubro, a biblioteca da escola básica de Vinhais convidou os alunos a participar em várias atividades relacionadas com o Dia Mundial da Alimentação.
 
As turmas do 3º A e 4º B  decidiram escrever um texto sobre este dia.

        “Começamos por utilizar a sala de Informática, onde ficamos a conhecer a história da roda dos alimentos. Depois fomos até à biblioteca da nossa escola, para ver a história do Tomás. Tomás era um coelhinho que já não cabia nos seus calções, porque não se alimentava corretamente. Só queria bolos e guloseimas! Depois percebeu a importância de ter que se alimentar corretamente. Ainda construímos puzzles e fizemos jogos divertidos.

      Com os frutos que trouxemos de casa fizemos uma salada de frutas na cantina da escola.

Aprendemos que devemos comer um pouco de todos os nutrientes que estão na roda dos alimentos e nas proporções adequadas.”

Alunos do 3º A

 
    "No início da tarde fomos à biblioteca ouvir a história do livro  O Tomás já não cabe nos calções”. Dialogámos sobre a história e concluímos que devemos fazer uma alimentação equilibrada. Ainda sobre este assunto ordenámos a sequência de imagens e no refeitório construímos puzzles em grupo sobre o mesmo tema. 

        Após finalizarmos todos os puzzles, em grupo, deslocámo-nos para sala de informática onde visualizámos um PowerPoint sobre a Roda dos Alimentos. Recordámos a sua constituição e a importância de consumirmos alimentos variados em função da área de setor. A professora da turma desenvolveu a matéria e esclareceu as dúvidas colocadas pelos alunos.
             Finalmente, para concluirmos todas as tarefas, realizámos no pátio de recreio Jogos de Rua.
        A tarde terminou com um lanche convívio, entre alunos, professores e assistentes operacionais, saboreando uma deliciosa salada de frutas.”

Alunos do 4ºB


 
Exposições na Biblioteca
Exposições na Escola Sede
 


 

 
 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário