sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Concurso Mensagens de Natal

As melhores Mensagens: 

2º Ciclo
Esta sensação que se sente na altura do Natal é a paz e o amor que está dentro de nós, quando estamos com a nossa família e pessoas de quem gostamos e sentimos o prazer de dar. Este é o Espírito de Natal! 

Helena Pereira; nº7 6ºA

3º Ciclo

O significado do Natal é estarmos agradecidos por podermos celebrá-lo com os seres mais queridos. Mas acima de tudo, é guardar um minuto da nossa felicidade para pensar e respeitar aqueles que não têm a possibilidade de também festejar. É essa a melhor maneira de valorizar o Natal!

Catarina Canado Martins; nº6 8ºB


Secundário


Natal é algo de especial e belo, por isso aqui deixo um apelo, vamos todos fazer Natal, para toda a gente ser igual, igual nos direitos e obrigações, igual na bondade dos nossos corações. Com paz e sem guerra, repartindo amor e amizade no planeta Terra. Vamos todos gritar por igual, para todos os dias ser Natal!

Inês Silva; nº5 10ºA 

Eu queria ser Pai Natal



Eu queria ser Pai Natal
E ter carro com renas
Para pousar nos telhados
Mesmo ao pé das antenas.

Descia com o meu saco
Ao longo da chaminé,
Carregado de brinquedos
E roupas, pé ante pé.

Em cada casa trocava
Um sonho por um presente
Que profissão mais bonita
Fazer a gente contente!

Luísa Ducla Soares

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Ó Sino da Minha Aldeia

Ó sino da minha aldeia,
Dolente na tarde calma,
Cada tua badalada
Soa dentro da minha alma.

E é tão lento o teu soar,
Tão como triste da vida,
Que já a primeira pancada
Tem o som de repetida.


Por mais que me tanjas perto
Quando passo, sempre errante,
És para mim como um sonho.
Soas-me na alma distante.

A cada pancada tua
Vibrante no céu aberto,
Sinto mais longe o passado,
Sinto a saudade mais perto.

 Fernando Pessoa

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Natal...

Natal...

Na província neva.
Nos lares aconchegados,
Um sentimento conserva
Os sentimentos passados.

Coração oposto ao mundo,
Como a família é verdade!
Meu pensamento é profundo,
'Stou só e sonho saudade.

E como é branca de graça
A paisagem que não sei,
Vista de trás da vidraça
Do lar que nunca terei!


Fernando Pessoa

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

HISTÓRIA ANTIGA

Era uma vez, lá na Judeia, um rei.
Feio bicho, de resto:
Uma cara de burro sem cabresto
E duas grandes tranças.
A gente olhava, reparava e via
Que naquela figura não havia
Olhos de quem gosta de crianças.

E, na verdade, assim acontecia.
Porque um dia,
O malvado,
Só por ter o poder de quem é rei
Por não ter coração,
Sem mais nem menos,
Mandou matar quantos eram pequenos
Nas cidades e aldeias da nação.

Mas, por acaso ou milagre, aconteceu
Que, num burrinho pela areia fora,
Fugiu
Daquelas mãos de sangue um pequenito
Que o vivo sol da vida acarinhou;
E bastou
Esse palmo de sonho
Para encher este mundo de alegria;
Para crescer, ser Deus;
E meter no inferno o tal das tranças,
Só porque ele não gostava de crianças.

                                                                                             Miguel Torga

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

QUANDO UM HOMEM QUISER


Tu que dormes a noite na calçada de relento
Numa cama de chuva com lençóis feitos de vento
Tu que tens o Natal da solidão, do sofrimento
És meu irmão amigo
És meu irmão

E tu que dormes só no pesadelo do ciúme
Numa cama de raiva com lençóis feitos de lume
E sofres o Natal da solidão sem um queixume
És meu irmão amigo
És meu irmão

Natal é em Dezembro
Mas em Maio pode ser
Natal é em Setembro
É quando um homem quiser
Natal é quando nasce uma vida a amanhecer



Natal é sempre o fruto que há no ventre da Mulher

Tu que inventas ternura e brinquedos para dar
Tu que inventas bonecas e comboios de luar
E mentes ao teu filho por não os poderes comprar
És meu irmão amigo
És meu irmão

E tu que vês na montra a tua fome que eu não sei
Fatias de tristeza em cada alegre bolo-rei
Pões um sabor amargo em cada doce que eu comprei

És meu irmão amigo
És meu irmão

Natal é em Dezembro
Mas em Maio pode ser
Natal é em Setembro
É quando um homem quiser
Natal é quando nasce uma vida a amanhecer
Natal é sempre o fruto que há no ventre da Mulher

Ary dos Santos

domingo, 11 de dezembro de 2016

Um passarinho dormia

Um passarinho dormia
Com a cabeça debaixo da asa
E tremia
De frio
E dormia

Sobre o tronco de um pinheiro bravo
No chão do pinhal
Nem um pirilampo
Luzia
No céu uma estrela
Muda
Brilhante
Estremecia
Era Noite de Natal
Mas, mesmo nessa noite,
Quem pergunta
A um passarinho
Se está bem
Se está mal?



Matilde Rosa Araújo  - Segredos e Brinquedos

sábado, 10 de dezembro de 2016

POBREZA DO PRESÉPIO









Dos Céus à Terra desce a mor Beleza,
Une-se à nossa carne e fá-la nobre;
E sendo a humanidade dantes pobre,
Hoje subida fica à mor alteza.

Busca o Senhor mais rico a mor pobreza;
Que ao mundo o seu amor descobre,
De palhas vis o corpo tenro cobre
E por elas o mesmo céu despreza.

Como? Deus em pobreza à terra desce?
O que é mais pobre tanto lhe contenta,
Que este somente rico lhe parece.

Pobreza este Presépio representa;
Mas tanto por ser pobre já merece,
Que mais o é, mais lhe contenta.

Luís Vaz de Camões