segunda-feira, 1 de maio de 2017

Feira do Livro

Vai realizar-se, na próxima semana, na EB1, a Feira do Livro. Participem!


Concurso Nacional de Leitura

Realizou-se, no passado dia 27 de abril , a fase Intermunicipal da 11.ª edição do Concurso Nacional de Leitura, em Miranda do Douro.
     O nosso Agrupamento fez-se representar por cinco alunos, dois do ensino secundário e três alunas do 3.º ciclo.
Os alunos Jorge Ventura e Mário Alves foram dois dos cinco alunos selecionados, após a realização da prova escrita,  para subirem ao palco e disputarem a parte oral que consistia na leitura expressiva de um poema e na argumentação de um tema.
O Aluno Jorge Ventura ficou em 2.º lugar.
Parabéns a todos os participantes.








     

quinta-feira, 6 de abril de 2017

Feliz Páscoa

A Biblioteca deseja a todos uma Feliz Páscoa.


Semana da Leitura

A biblioteca escolar agradece aos alunos, professores e auxiliares da ação educativa que participaram na Semana da Leitura e possibilitaram momentos diferentes.
Um agradecimento especial aos encarregados de educação que se deslocaram à escola para ler, contar ou dramatizar uma história. As crianças adoraram!
Deixamos aqui as fotografias dos painéis construídos, na escola sede, tendo por base "Autores portugueses" e "O livro da minha vida".



domingo, 26 de março de 2017

Semana da Leitura

Durante a próxima semana vamos assinalar, na Escola Sede, a Semana da Leitura.

Participem!



domingo, 19 de março de 2017

Semana da Leitura

Inicia-se, amanhã, a Semana da Leitura na EB1, cujo tema é «Ler prazer | Ler p’ra Ser».



quarta-feira, 8 de março de 2017

Dia Internacional da Mulher

A biblioteca deseja a todas as MULHERES um dia Maravilhoso.

A Mulher Mais Bonita do Mundo

estás tão bonita hoje. quando digo que nasceram
flores novas na terra do jardim, quero dizer
que estás bonita. 

 entro na casa, entro no quarto, abro o armário,
abro uma gaveta, abro uma caixa onde está o teu fio
de ouro.

entre os dedos, seguro o teu fino fio de ouro, como
se tocasse a pele do teu pescoço.

há o céu, a casa, o quarto, e tu estás dentro de mim.

estás tão bonita hoje.

os teus cabelos, a testa, os olhos, o nariz, os lábios.

estás dentro de algo que está dentro de todas as
coisas, a minha voz nomeia-te para descrever
a beleza.

os teus cabelos, a testa, os olhos, o nariz, os lábios.

de encontro ao silêncio, dentro do mundo,
estás tão bonita é aquilo que quero dizer.

José Luís Peixoto, in "A Casa, a Escuridão"

quinta-feira, 2 de março de 2017

Livro do Mês

O protagonista do primeiro livro infantil de José Luís Peixoto é filho da chuva. Com uma mãe tão original, tão necessária a todos, tem de aprender a partilhar com o mundo aquilo que lhe é mais importante: o amor materno. Através de uma ternura invulgar, de poesia e de uma simplicidade desarmante, este livro homenageia e exalta uma das forças mais poderosas da natureza: o amor incondicional das mães.


Excerto

 A mim, que sou teu filho, teu filho, deste-me toda a vida que tenho e dás-me sempre o teu amor mais brilhante. Mesmo quando estou onde não podes estar, mesmo quando estás onde não posso estar, sabemos bem o tamanho da certeza que nos une. Eu tenho a certeza de ti, tu tens a certeza de mim. Amor, essa palavra. Mãe, choves essa palavra dentro de mim.” (Pág. 59).”